Roteiro: Capitais Brasileiras - Vitória

16:54 / Postado por PauloSilva /

Vamos voltar para o Sudeste do Brasil, e desta vez, vamos falar sobre a capital do Estado de Espírito Santo, Vitória.


Vitória é a capital do Espírito Santo, e é uma das únicas três capitais brasileiras que é uma ilha-capital (as outras são Florianópolis e São Luís). A capital  é a quarta maior cidade do estado capixaba, estando atrás apenas de Vilha Velha, Serra e Cariacica, porém é a cidade de maior influência no seu estado.


Dentre as capitais brasileiras, a Cidade Presépio - como é chamada pelos seus habitantes - tem o 3º melhor IDH do Brasil e o melhor da região Sudeste, a melhor renda per capita, PIB per capita e maior porto em movimentação por toneladas. Porém, a cidade tem a menor população dentre as capitais da região, tem uma das menores frotas de veículos e um dos menores números de eleitores.

  
Ela é também famosa por sua quantidade de pontes, são cerca de 8. Um exemplo, é a Ponte da Passagem, que liga a parte continental de Vitória, a parte do arquipélago. Há também muitas outras pontes, como a 2ª ponte, a 3ª ponte, ponte Ayrton Senna e etc.




Uma outra qualidade da capital capixaba é que ela tem um centro financeiro organizado, na cidade há o velho centro e o novo centro. E a Enseada do Suá (novo centro) é uma parte de Vitória que não pode deixar de visitar, ela é cheia de prédios modernos, no estilo arquitetura moderna brasileira.




Um outro lugar que não pode deixar de tirar algumas fotos é a Sede do governo do Espírito Santo, o Palácio Anchieta. O Palácio pode ser visitado aos domingos de 10 horas às 17 horas. Atualmente ele possui obras de arte, sendo eles, patrimônio do estado.


Bom, isso é um resumo sobre Vitória, essa linda capital. Aguardem, pois em breve ela também aparecerá no blog, em outro post. A próxima capital que falaremos será Florianópolis, no sul do país.

1 comentários:

Comment by Unknown on 2 de novembro de 2012 às 08:08

muito bm cara , vc ´e de onde ?

Postar um comentário